A avaliação do analisando & As indicações para a psicoterapia.

A avaliação do analisando & As indicações para a psicoterapia.

A avaliação do analisando & As indicações para a psicoterapia.

A avaliação do analisando & As indicações para a psicoterapia.

A avaliação do analisando & As indicações para a psicoterapia.

TI = psicoterapia de insight. Mais profunda. Exige introspecção.
TA = psicoterapia de apoio. Mais limitada e superficial.

Diagnóstico é o processo de que se vale o psicanalista no exame de um quadro clínico, para chegar a uma conclusão (prognóstico).

Prognóstico é a conclusão antecipada baseado no diagnóstico.

Diferenciando TI de TA

A TI exige muito tempo esforço, sacrifício e carga emocional do analisando. Vai além do alívio dos sintomas dele. Inclui uma capacidade ampla para adaptação sadia. Mas, a TI usada com o analisando errado causa o aumento das perturbações. Boa parte das pessoas que procuram um psicoterapeuta/psicanalista são incapazes de suportar a TI. Assim são tratadas com a TA, dinamicamente orientada, ou seja um misto de TI e TA.
O problema principal para o analista é identificar qual a psicoterapia mais indicada. A escolha NÃO SERÁ SIMPLES porque existem muitos fatores a considerar como a estrutura da personalidade, a natureza de adaptação do analisando, a identificação dele com o analista, a saúde do ego. Veja os principais fatores usados na avaliação do analisando e fazer a devida indicação da psicoterapia:

1. A saúde geral do ego (a energia do ego)
Na TI, a estratégia é remover os conflitos psíquicos de modo que o analisando possa se adaptar melhor. A adaptação ocorre com a diminuição das perturbações neuróticas, a superação dos problemas da vida e o aumento do estresse. O estresse é a base para o insight.
Quanto mais persistente o analisando for, quanto melhor a adaptação, melhor o insight e o prognóstico.
Na TA a estratégia é dirigida para analisandos cuja adaptações são ineficazes, o insight é limitado, e a tolerância ao estresse é baixa. É necessário manter as defesas para não haver regressão aos impulsos infantis primitivos e aumento das perturbações psíquicas.

2. Funções específicas do Ego.
São importantes para a avaliação do prognóstico.
São elas: Relações de Objeto, Motivação, Disposição psicológica, Defesas, Inteligência, Tolerância à ansiedade e à frustração.

3. Relações de Objeto
Na TI, o analista é transformado num importante objeto na vida do analisando de modo que ocorrem uma variedade de distorções transferenciais (*). A relação emocional de confiança, entre analista-analisando, é um elemento importante.
Quanto maior for a capacidade do analisando de manter confiar no analista, manter relações objetais com ele, maior será a eficácia da psicoterapia.
(*) distorções que ocorrem quando o analisando desloca conteúdos psíquicos para o analista.
A TA, é indicada para analisandos com padrões de desconfiança, isolamento e fracassos nas relações de objeto.

4. Motivação Consciente
Na TI, é importante o desejo consciente do analisando de alcançar os origem dos problemas psíquicos e de querer mudar definitivamente.
A TA é indicada para analisandos que são obrigados a virem para a psicoterapia, tem interesse apenas no alívio imediato do sofrimento, e não querem explorar a mente para descobrir os fatores inconscientes da doença.
Pode acontecer do analisando melhorar sua própria motivação durante as sessões, então a TI passa a ser indicada.

5. Disposição psicológica
Na TI, a estratégia requer que o analisando tenha disposição para reconhecer de forma crescente as suas mais profundas reações emocionais, respostas, pensamentos, fantasias, ideias e como tudo isso está relacionado com o seu passado. É própria para analisandos comunicativos, que gostam de introspecção e tomar decisões para mudar o comportamento.
A TA é indicada para analisandos que tendem a focalizar nos acontecimentos do momento, não tem disposição em aprofundar na origens inconscientes dos problemas, são pouco comunicativos e tem pouca ou nenhuma vontade de fazer mudanças significativas na vida.

6. Defesas do Ego
Na TI, a estratégia é reduzir as defesas para fazer surgir os conflitos inconscientes. Quanto mais as defesas forem processadas, mais rico será o tratamento. Quanto mais o analisando entender as defesas como fonte dos seus sintomas neuróticos, melhor a indicação para a TI. Defesas muito fortes como negação massiva, pode contra indicar a TI.
A TA é indicada para analisandos que não conseguem entender as defesas como causas dos problemas.

7. Inteligência
A TI é indicada para pessoas com nível de inteligência voltada para a introspecção alta. Com inteligência média ou acima da média (QI alto)
A TA é indicada para analisandos com introspecção baixa.

8. Tolerância à ansiedade e à frustração
A TI é indicada para pessoas com alta capacidade para tolerar a ansiedade e a frustração, dispostas a renunciar a satisfação imediata dos impulsos e alcançar objetivos a médio e longo prazo.
A TA é indicada para analisandos com baixa capacidade para tolerar a ansiedade e a frustração, dispostas a terem a satisfação imediata dos impulsos e alcançar objetivos a curto prazo.

Conheça nossos cursos de formação. Tenha uma nova profissão!

Você pode iniciar fazendo um curso de formação em psicanalise. CLIQUE AQUI!

Você também pode consultar com o Psicanalista e psicólogo Flávio Pereira.

A avaliação do analisando & As indicações para a psicoterapia.

  1. Psicanálise
  2. Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental
  3. Psicoterapeuta Clínico
  4. Psicoterapia Holística
  5. Hipnose Terapêutica Clínica
  6. Psicoterapia da Regressão e Vidas Passadas
  7. Astrologia Psicoterapêutica Clínica
  8. Psicoterapia e Psicanálise Ayurveda
  9. Psicoterapia Junguiana
  10. Psicoterapia dos Transtornos Espirituais
  11. Psicoterapia de Abordagem Cristã
  12. Sexólogo Psicoterapeuta Clínico
  13. Grafologia Psicoterapêutica Clínica
  14. Psicoterapeuta do Eneagrama da Personalidade
  15. Psicoterapeuta e Instrutor de Meditação/MindFulness
  16. Psicoterapeuta e Treinador da Memória
  17. Coach Clínico Profissional de Excelência
  18. Coach de Profissões e Carreiras (Orientador Vocacional)
  19. Coach com PNL – Programação Neurolinguística
Compartilhe com um amigo!
Posso te ajudar?