A estrutura nas sessões de Terapia Cognitivo Comportamental

A estrutura nas sessões de Terapia Cognitivo Comportamental

A ESTRUTURA NAS SESSÕES DE TCC

A ESTRUTURA NAS SESSÕES DE TCC

A estrutura das sessões na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é essencial para orientar tanto terapeutas quanto clientes em cada etapa do tratamento. Este guia apresenta o planejamento de sessões conforme a evolução da terapia, além de técnicas para capacitar o cliente a tornar-se seu próprio psicoterapeuta. Vamos entender melhor como essa organização impacta no progresso terapêutico e na autonomia do cliente.

As primeiras sessões da psicoterapia são mais estruturadas do que as demais.
No início, os clientes estão mais sintomáticos, se sentem frágeis e ainda não adquiram as habilidades da TCC para enfrentar problemas.

Nas últimas sessões terão progredido na solução de sintomas, no uso dos métodos da TCC e serão mais responsáveis pelo controle da psicoterapia. Uma das metas da TCC é ajudar os clientes a se tornarem seus próprios psicoterapeutas.

A ESTRUTURA NAS SESSÕES DE TCC

Apresentamos a seguir um PLANO das sessões nas fases inicial, intermediária e final da TCC.
A estrutura e o conteúdo da sessão variam à medida que a psicoterapia evolui.

Esse plano são serve apenas como referência, e não é utilizado em todos os casos de estruturação da psicoterapia. O plano pode e deve ser personalizado para atender às necessidades dos clientes.

PLANO DE SESSÃO: FASE INICIAL, INTERMEDIÁRIA E FINAL DA TCC.

1. Saudação ao cliente.
2. Verifique os sintomas.
3. Fixe a agenda.
4. Revise as tarefas da sessão anterior.
5. Conduza a TCC de acordo com a agenda.
6. Ênfase na educação do cliente para a TCC.
7. Prescrever tarefas de casa.
8. Revise os pontos-chave.
9. Dê e solicite feedback várias vezes e encerre a sessão.
10. Trabalhe a prevenção da recaída.
11. Prepare o cliente para o término da terapia.

Exemplos dos trabalhos de TCC:

  • Identificação das mudanças de humor.
  • Identificação de pensamentos automáticos e erros cognitivos.
  • Identificação e a modificação de esquemas.
  • Exposição gradual a estímulos temidos.
  • Registro de pensamentos de duas, três ou cinco colunas.
  • Programação de atividades e a ativação comportamental.

Os objetivos da TCC devem ser revisados durante a fase inicial, intermediária e final.
Há um foco nos ativadores de recaídas a fim de ajudar o cliente a ficar bem depois de a terapia terminar e também que ele assuma cada vez mais responsabilidades.

PSICOEDUCAÇÃO

Porque é fundamental psicoeducar o cliente?

1. Ele aprenderá habilidades para alterar cognições, modificar os estados de humor e fazer mudanças positivas.
2. Instrumentalizar o cliente com conhecimentos que os ajudarão a minimizar riscos de recaída.
3. Ajudar o cliente a se tornar seu próprio psicoterapeuta.

MÉTODOS PSICOEDUCATIVOS
• Prover pequenas aulas.
• Recomendar exercícios na sessão.
• Usar caderno de anotações de terapia.
• Recomendação de leituras e filmes.
• Usar o computador.

Pequenas Aulas.

Faça breves explicações em tom cordial, amigável, envolvente e interativo sobre como funciona a TCC.
Use esquemas, resumos e outras ferramentas de ensino-aprendizagem para intensificar a experiência na sessão de TCC. Use o diagrama circular que mostre a ligação entre eventos, pensamentos, emoções e comportamentos.

Use o diagrama circular com um exemplo real da vida do cliente.
O Vídeo 1 (*) mostra uma demonstração de psicoeducação sobre a TCC. Usando um exemplo emocionalmente carregado das experiências, gera uma experiência de aprendizado envolvente, que tem probabilidade de ser lembrada e usada.

Apresente um exemplo de cartão de enfrentamento.

Caderno de terapia

Na TCC organiza-se um caderno com os exercícios das sessões, tarefas de casa, anotações sobre insights e outros tópicos importantes. Apresente a ideia do caderno de terapia na primeira depois reforce a importância desse método na TCC:
1. Facilita o processo-aprendizagem.
2. Promove o engajamento do cliente.
3. Mantém o cliente organizado.
4. Ajuda a estruturar as sessões.

Leituras Livros

Apostilas, Pdfs, livros e outros materiais de autoajuda são frequentemente utilizados na TCC. Sugere-se pelo menos um livro de autoajuda ao cliente, apontando capítulos específicos ou todo o livro. Lembre: o cliente deve aprender a fazer a sua própria psicoterapia. Existem muitos livros de TCC para transtornos específicos.
Sugira leituras que sejam apropriados ao grau de instrução do cliente, a sua capacidade intelectual e motivação psicológica e para o tipo de sintomas que está vivenciando. Sugere-se que você leia também os livros para poder dialogar sobre eles na sessão de TCC.

A tecnologia computacional na TCC

Há cada vez mais interesse em ideias que integrem a tecnologia computacional com o processo da TCC (TCC-C). Softwares são usados para reduzir a quantidade de tempo exigida do psicoterapeuta para um tratamento bem-sucedido em sintomas de: depressão, transtornos de ansiedade, fobia a alturas, medo de avião, agorafobia e transtorno de estresse pós-traumático.
A realidade virtual é usada para simular situações temidas, de modo que o psicoterapeuta possa conduzir a psicoterapia de exposição para situações como andar em um elevador de vidro, viajar de avião ou reviver experiências traumáticas.

Estão disponíveis aplicativos para celular com programação de eventos prazerosos, treinamento de respiração e relaxamento. A TCC-C é um dos desenvolvimentos mais recentes na TCC.

Você poderá tirar grande proveito dos programas de computador para se familiarizar com seu uso na prática clínica.

O uso de programas e aplicativos de TCC levarão a uma fusão do esforço humano com a tecnologia na prática da TCC.

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  1. Veja os cursos:
    1. Psicanálise
    2. Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental
    3. Psicoterapeuta Clínico
    4. Psicoterapia Junguiana
    5. Psicoterapia Positiva
    6. Logoterapia
    7. Psicoterapia de Abordagem Cristã
    8. Hipnose Terapêutica Clínica
    9. Psicoterapeuta do Eneagrama da Personalidade
    10. Sexólogo Psicoterapeuta Clínico
    11. Psicoterapia Holística
    12. Psicoterapia e Psicanálise Ayurveda
    13. Psicoterapia dos Transtornos Espirituais
    14. Grafologia Psicoterapêutica Clínica
    15. Astrologia Psicoterapêutica Clínica
    16. Psicoterapia da Regressão e Vidas Passadas
    17. Coach Clínico Profissional de Excelência
    18. Coach de Profissões e Carreiras (Orientador Vocacional)
    19. Coach com PNL – Programação Neurolinguística
    20. Psicoterapeuta e Instrutor de Meditação/MindFulness
    21. Psicoterapeuta e Treinador da Memória

Este artigo explora o plano de estruturação das sessões na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), abordando desde a fase inicial, em que o cliente é introduzido às ferramentas básicas da terapia, até as etapas intermediárias e finais, onde ocorre maior independência e aplicação prática dos conceitos aprendidos. Explica-se o papel da psicoeducação, como pequenas aulas e tarefas para casa, e como a tecnologia pode ser incorporada para aprimorar a experiência terapêutica. O conteúdo é uma referência prática para psicoterapeutas que buscam métodos eficazes de conduzir as sessões de TCC.

Saiba mais sobre

Qual é o objetivo da estrutura das sessões na TCC?
O objetivo é organizar o processo terapêutico para que o cliente desenvolva autonomia e possa lidar melhor com suas questões após o término da terapia.

Como as sessões de TCC são estruturadas inicialmente?
Nas sessões iniciais, há uma verificação dos sintomas, definição da agenda e introdução de tarefas para casa, com foco em educação psicoeducativa.

O que é a psicoeducação na TCC e por que é importante?
A psicoeducação ensina habilidades para lidar com cognições e emoções, ajudando o cliente a minimizar recaídas e a se tornar seu próprio psicoterapeuta.

Como a tecnologia pode ser usada na TCC?
A TCC pode integrar softwares e aplicativos para exercícios de exposição virtual, programação de eventos e técnicas de relaxamento, potencializando o aprendizado e a prática.

O que é um caderno de terapia na TCC?
O caderno de terapia é um recurso onde o cliente anota insights, tarefas e progressos, promovendo organização e facilitando a continuidade do aprendizado fora das sessões.

Quais são as fases principais do plano de sessão na TCC?
O plano inclui as fases inicial, intermediária e final, cada uma com objetivos específicos de aprendizado e desenvolvimento de autonomia para o cliente.

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