A estrutura nas sessões de Terapia Cognitivo Comportamental

A estrutura nas sessões de Terapia Cognitivo Comportamental

A ESTRUTURA NAS SESSÕES DE TCC

A ESTRUTURA NAS SESSÕES DE TCC

As primeiras sessões da psicoterapia são mais estruturadas do que as demais.
No início, os clientes estão mais sintomáticos, se sentem frágeis e ainda não adquiram as habilidades da TCC para enfrentar problemas.

Nas últimas sessões terão progredido na solução de sintomas, no uso dos métodos da TCC e serão mais responsáveis pelo controle da psicoterapia. Uma das metas da TCC é ajudar os clientes a se tornarem seus próprios psicoterapeutas.

A ESTRUTURA NAS SESSÕES DE TCC

Apresentamos a seguir um PLANO das sessões nas fases inicial, intermediária e final da TCC.
A estrutura e o conteúdo da sessão variam à medida que a psicoterapia evolui.

Esse plano são serve apenas como referência, e não é utilizado em todos os casos de estruturação da psicoterapia. O plano pode e deve ser personalizado para atender às necessidades dos clientes.

PLANO DE SESSÃO: FASE INICIAL, INTERMEDIÁRIA E FINAL DA TCC.

1. Saudação ao cliente.
2. Verifique os sintomas.
3. Fixe a agenda.
4. Revise as tarefas da sessão anterior.
5. Conduza a TCC de acordo com a agenda.
6. Ênfase na educação do cliente para a TCC.
7. Prescrever tarefas de casa.
8. Revise os pontos-chave.
9. Dê e solicite feedback várias vezes e encerre a sessão.
10. Trabalhe a prevenção da recaída.
11. Prepare o cliente para o término da terapia.

Exemplos dos trabalhos de TCC:

  • Identificação das mudanças de humor.
  • Identificação de pensamentos automáticos e erros cognitivos.
  • Identificação e a modificação de esquemas.
  • Exposição gradual a estímulos temidos.
  • Registro de pensamentos de duas, três ou cinco colunas.
  • Programação de atividades e a ativação comportamental.

Os objetivos da TCC devem ser revisados durante a fase inicial, intermediária e final.
Há um foco nos ativadores de recaídas a fim de ajudar o cliente a ficar bem depois de a terapia terminar e também que ele assuma cada vez mais responsabilidades.

PSICOEDUCAÇÃO

Porque é fundamental psicoeducar o cliente?

1. Ele aprenderá habilidades para alterar cognições, modificar os estados de humor e fazer mudanças positivas.
2. Instrumentalizar o cliente com conhecimentos que os ajudarão a minimizar riscos de recaída.
3. Ajudar o cliente a se tornar seu próprio psicoterapeuta.

MÉTODOS PSICOEDUCATIVOS
• Prover pequenas aulas.
• Recomendar exercícios na sessão.
• Usar caderno de anotações de terapia.
• Recomendação de leituras e filmes.
• Usar o computador.

Pequenas Aulas.

Faça breves explicações em tom cordial, amigável, envolvente e interativo sobre como funciona a TCC.
Use esquemas, resumos e outras ferramentas de ensino-aprendizagem para intensificar a experiência na sessão de TCC. Use o diagrama circular que mostre a ligação entre eventos, pensamentos, emoções e comportamentos.

Use o diagrama circular com um exemplo real da vida do cliente.
O Vídeo 1 (*) mostra uma demonstração de psicoeducação sobre a TCC. Usando um exemplo emocionalmente carregado das experiências, gera uma experiência de aprendizado envolvente, que tem probabilidade de ser lembrada e usada.

Apresente um exemplo de cartão de enfrentamento.

Caderno de terapia

Na TCC organiza-se um caderno com os exercícios das sessões, tarefas de casa, anotações sobre insights e outros tópicos importantes. Apresente a ideia do caderno de terapia na primeira depois reforce a importância desse método na TCC:
1. Facilita o processo-aprendizagem.
2. Promove o engajamento do cliente.
3. Mantém o cliente organizado.
4. Ajuda a estruturar as sessões.

Leituras Livros

Apostilas, Pdfs, livros e outros materiais de autoajuda são frequentemente utilizados na TCC. Sugere-se pelo menos um livro de autoajuda ao cliente, apontando capítulos específicos ou todo o livro. Lembre: o cliente deve aprender a fazer a sua própria psicoterapia. Existem muitos livros de TCC para transtornos específicos.
Sugira leituras que sejam apropriados ao grau de instrução do cliente, a sua capacidade intelectual e motivação psicológica e para o tipo de sintomas que está vivenciando. Sugere-se que você leia também os livros para poder dialogar sobre eles na sessão de TCC.

A tecnologia computacional na TCC

Há cada vez mais interesse em ideias que integrem a tecnologia computacional com o processo da TCC (TCC-C). Softwares são usados para reduzir a quantidade de tempo exigida do psicoterapeuta para um tratamento bem-sucedido em sintomas de: depressão, transtornos de ansiedade, fobia a alturas, medo de avião, agorafobia e transtorno de estresse pós-traumático.
A realidade virtual é usada para simular situações temidas, de modo que o psicoterapeuta possa conduzir a psicoterapia de exposição para situações como andar em um elevador de vidro, viajar de avião ou reviver experiências traumáticas.

Estão disponíveis aplicativos para celular com programação de eventos prazerosos, treinamento de respiração e relaxamento. A TCC-C é um dos desenvolvimentos mais recentes na TCC.

Você poderá tirar grande proveito dos programas de computador para se familiarizar com seu uso na prática clínica.

O uso de programas e aplicativos de TCC levarão a uma fusão do esforço humano com a tecnologia na prática da TCC.

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  1. Veja os cursos:
    1. Psicanálise
    2. Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental
    3. Psicoterapeuta Clínico
    4. Psicoterapia Junguiana
    5. Psicoterapia Positiva
    6. Logoterapia
    7. Psicoterapia de Abordagem Cristã
    8. Hipnose Terapêutica Clínica
    9. Psicoterapeuta do Eneagrama da Personalidade
    10. Sexólogo Psicoterapeuta Clínico
    11. Psicoterapia Holística
    12. Psicoterapia e Psicanálise Ayurveda
    13. Psicoterapia dos Transtornos Espirituais
    14. Grafologia Psicoterapêutica Clínica
    15. Astrologia Psicoterapêutica Clínica
    16. Psicoterapia da Regressão e Vidas Passadas
    17. Coach Clínico Profissional de Excelência
    18. Coach de Profissões e Carreiras (Orientador Vocacional)
    19. Coach com PNL – Programação Neurolinguística
    20. Psicoterapeuta e Instrutor de Meditação/MindFulness
    21. Psicoterapeuta e Treinador da Memória

 

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