Definição de agenda na Terapia Cognitivo Comportamental

Definição de agenda na Terapia Cognitivo Comportamental

Definição de agenda na Terapia Cognitivo Comportamental

Definição de agenda na Terapia Cognitivo Comportamental

A Importância da Definição de Agenda na TCC

Definição de Agenda

Estabelecer a agenda corre paralelo ao definir metas. Estabelecer a agenda é usado para estruturar cada sessão. O cliente precisa ser educado quanto as vantagens e métodos de preparar uma agenda produtiva. Nas primeiras sessões, o psicoterapeuta precisar tomar a frente na definição da agenda.

As agendas eficazes incluem as seguintes características:

1. Os tópicos estão conectados com as metas da TCC. As agendas das sessões ajudam a atingir as metas gerais da terapia. Revise a agenda e encontre tópicos supérfluos. MAS, a sugestão de um tópico da agenda pode apontar para uma meta nova ou reformulada.

2. Os tópicos devem ser bem específicos e mensuráveis. Exemplos: definir modos de enfrentar a irritabilidade do chefe; reduzir os atrasos no trabalho.

3. Ajudar o cliente a selecionar os tópicos, ou a redefini-los, de maneira que o progresso seja viável em uma única sessão. Tópicos grandes/difíceis devem ser fragmentados para serem fáceis de lidar. Exemplo:
Tópico genérico/grande: “Não quero me sentir rejeitada o tempo todo.”
Tópico viável: “desenvolver modos práticos de enfrentar os sentimentos de rejeição”.

4. Os tópicos contêm um objetivo realizável, inclui alguma possível medida de mudança ou leva o psicoterapeuta e o cliente a trabalharem em um plano específico de ação. Exemplos:
Resolver os problemas de minha filha na escola.
Dividir tarefas domésticas com minha esposa.

A agenda é a base de um tratamento bem estruturado, mas deve haver equilíbrio, não pode ser inflexível, pois bloqueia a criatividade, dá um tom mecanicista à psicoterapia ou impede que você e o cliente sejam naturais. A agenda humanizada favorece a espontaneidade e a aprendizagem criativa. A agenda ajuda o psicoterapeuta e o cliente a concentrarem em achar novas maneiras de pensar e se comportar.
Se um item da agenda não está dando resultado parta então para outro tópico.
Se uma nova ideia surgir e você acredita que há um grande potencial para alterar a agenda, discuta com o cliente e decida se é melhor seguir outro caminho.

Conserve a agenda quando estiver funcionando e use-a para moldar seu trabalho em ajudar os clientes a mudarem.

Definir a agenda é importante da TCC, por isso você deve assistir os dois vídeos apresentando o procedimento. No primeiro, o Dr. Wichmann, demonstra o uso da agenda durante a segunda sessão. A cliente, Meredith, está sobrecarregada de problemas. O psicoterapeuta consegue ajudá-la a definir a agenda que identifica os pontos exatos para a mudança

Guia de Solução de Problemas para Definição de Agenda.

  1. Clientes que falam demais. Peça permissão e interrompa-o
    para ajudá-lo a definir a agenda. Mostre que seguir uma agenda
    leva a resultados mais rápidos e produtivos.
  2. Clientes que sugerem muitos problemas para analisar. Peça
    para ele escrever por ordem de prioridade os problemas mais
    importantes. Explique que é mais produtivo quando há um número
    menor de itens (geralmente três) para serem analisados com
    profundidade.
  3. O cliente não consegue pensar em nada. O psicoterapeuta pode fazer perguntas ou dar sugestões para estimular as ideias do cliente. Exemplos:“Pense/escreva todos os problemas que tem incomodado muito você.”
    “Quais os pensamentos automáticos que tem incomodado você?”
    “Veja o seu padrão de personalidade do Eneagrama, quais as crenças dele?”
    Em casos bem difíceis o psicoterapeuta pode gerar tópicos para a agenda.
  4. O cliente foge da agenda e fica desabafando sobre eventos estressantes, é natural dele contar estórias ou ele pode se sentir frustrado com o caráter estruturado e objetivo da TCC. Mostre para ele que a TCC é uma abordagem concentrada em benefícios rápidos e se ele ficar contando estórias, perderá o foco e o resultado da TCC será um fracasso. Eduque o cliente de forma cortês.

Diga-lhe algo assim:
“Você conta bem suas experiências. Mas não teremos tempo suficiente para ensinar-lhe algo novo. A sessão terminará antes de praticar maneiras de lidar com os seus problemas. O que você acha de concentrar nos pontos importantes?”.

  1. Você está desconfortável com a estruturação da psicoterapia. Alguns psicoterapeutas podem ter tipos de personalidade que os tornam hesitantes em interromper os outros, como é o caso do Tipo 9 e Tipo 2 do Eneagrama. Não sabem dizer “não”. Se você tem dificuldade para pedir aos clientes tagarelas que se concentrem na TCC, pratique maneiras educadas de interromper. Diga algo assim:

“Podemos fazer uma pausa para definirmos o que é importante a assim ganharmos tempo, o que acha?”
“Estou vendo que a briga com sua esposa o aborreceu. Mas ainda não estabelecemos nossa agenda. Precisamos aproveitar nossa sessão ao máximo.”

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  1. Veja os cursos:
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    2. Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental
    3. Psicoterapeuta Clínico
    4. Psicoterapia Junguiana
    5. Psicoterapia Positiva
    6. Logoterapia
    7. Psicoterapia de Abordagem Cristã
    8. Hipnose Terapêutica Clínica
    9. Psicoterapeuta do Eneagrama da Personalidade
    10. Sexólogo Psicoterapeuta Clínico
    11. Psicoterapia Holística
    12. Psicoterapia e Psicanálise Ayurveda
    13. Psicoterapia dos Transtornos Espirituais
    14. Grafologia Psicoterapêutica Clínica
    15. Astrologia Psicoterapêutica Clínica
    16. Psicoterapia da Regressão e Vidas Passadas
    17. Coach Clínico Profissional de Excelência
    18. Coach de Profissões e Carreiras (Orientador Vocacional)
    19. Coach com PNL – Programação Neurolinguística
    20. Psicoterapeuta e Instrutor de Meditação/MindFulness
    21. Psicoterapeuta e Treinador da Memória

 

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