Como expandir a inteligência e o QI

Portal Flávio Pereira
Você sabia que, mesmo com limites naturais, é possível expandir sua inteligência e aumentar seu QI? Com hábitos simples, como ler mais, praticar exercícios físicos e até tocar um instrumento musical, você pode estimular seu cérebro a funcionar de forma mais eficiente e, assim, melhorar seu desempenho mental.
Como expandir a inteligência e o QI
Quanto mais exercitarmos nosso cérebro mais forte ele fica. QI significa quociente de inteligência, um fator que mede a inteligência das pessoas com base nos resultados de testes específicos. Mesmo que existam limites em relação aos níveis de inteligências nativas, é possível expandir a inteligência.
Estudos realizados com pessoas de todas as idades mostram que o estilo de vida faz com que o QI aumente ou diminua ao longo dos anos. Da mesma forma que os músculos se desenvolvem ou se atrofiam de acordo com nível de atividade física, o cérebro reage ao exercício mental.
Confira, a seguir, cinco maneiras de estimular o cérebro e desenvolver a inteligência.
1 – Desafie o seu cérebro
Você é campeão em palavras cruzadas? Torne-se mestre em alguma habilidade mental para seu cérebro liberar mais dopamina e aumentar sua inteligência. Busque novos jogos mentais, como por exemplo, xadrez e jogos de lógica.
2 – Faça exercícios físicos
Para o cérebro ficar bem, o corpo também precisa estar. Quando praticamos exercícios físicos a capacidade de concentração aumenta. Atividades físicas liberam serotonina, neurotransmissor regulador do sono, do humor, evita depressão, dores de cabeça, e muitos outros benefícios.
3 – Toque um instrumento musical
A música é um fantástico estimulo para o cérebro. Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, comprovaram que seis anos de estudo de música na infância provocam um aumento de 7,5 pontos no QI.
4 – Leia mais
Uma das formas mais eficazes de evitar o Alzheimer é ter o hábito de ler. A leitura é um excelente estimulador cerebral, especialmente obras de ficção, onde é exigido mais do cérebro. Quanto mais complexa for à leitura melhor.
5 – Prefira o lazer inteligente
Como já sabemos, os jogos ajudam a expandir nossa inteligência, e pesquisas mostram que eles funcionam. Um dos mais conhecidos é o N-back, disponível, inclusive, na forma de aplicativos de celulares. Mas qualquer jogo que envolva desafios mentais traz bons resultados.
6 – Dormir bem
Dormir mal prejudica a concentração e o raciocínio, além de interferir no nosso humor. Dormir e acordar cedo faz bem para o corpo, mas especialmente para o cérebro.
Você pode expandir sua inteligência e aumentar seu QI ao incorporar atividades simples no seu dia a dia. Desafios mentais, como jogos de lógica, prática de exercícios físicos e a leitura de livros complexos ajudam a manter o cérebro ativo e saudável. Além disso, o lazer inteligente, como jogos de estratégia e tocar instrumentos musicais, proporciona estímulos adicionais para o desenvolvimento mental. Uma boa noite de sono também é essencial para a concentração e o raciocínio.
Saiba mais sobre
O que é o QI?
O QI (quociente de inteligência) é uma medida da inteligência de uma pessoa com base em resultados de testes específicos.
É possível aumentar o QI?
Sim, estudos indicam que o estilo de vida pode impactar o QI, aumentando-o com o tempo por meio de atividades mentais e físicas.
Quais atividades ajudam a expandir a inteligência?
Jogos mentais, prática de exercícios físicos, tocar instrumentos musicais, leitura e dormir bem são atividades que estimulam o cérebro.
Como a leitura ajuda a melhorar o QI?
A leitura, especialmente de obras complexas, estimula o cérebro e é eficaz para evitar doenças como o Alzheimer.
Por que os exercícios físicos ajudam na inteligência?
Exercícios físicos aumentam a concentração e liberam serotonina, melhorando o humor e a saúde mental.