Como fazer discursos memoráveis

Como fazer discursos memoráveis

Discursos, Oratória, Como Falar Em Público

Discursos, Oratória, Como Falar Em Público

Discursos, Oratória, Como Falar Em Público

Discursos, Oratória, Como Falar Em Público

Quando estou em uma situação onde preciso ser ouvido, sei que o impacto do meu discurso é essencial. Este artigo compartilha estratégias práticas para transformar qualquer fala em uma apresentação inesquecível, capturando a atenção e conexão com o público desde o início. Se você busca aprimorar sua oratória e quer que suas palavras sejam lembradas, essas dicas são para você.

É fato, que todos queremos ser reconhecidos, queremos ser lembrados e, acima disso, queremos ser ouvidos.

Quem nunca ficou bravo ou chateado, ao perceber que ninguém a sua volta estava prestando atenção enquanto você falava algo, ou se esqueceu de algo importante que você havia dito. Você quer resolver isso? Então, siga essas dicas.

Como fazer discursos 

Seja relevante:

Se você quer que as pessoas prestem a devida atenção em seus discursos, você precisa ser relevante. Saiba o que as pessoas querem ouvir antes de começar a falar.

Chame a atenção:

Algumas pessoas podem achar que frases prontas ou até mesmo frases motivacionais são “cafonas”, mas elas costumam ser a melhor jogada quando você precisa chamar a atenção do público. Use efeitos, bata palmas, eleve o tom de voz. Não importa! Mas comece sempre seus discursos da maneira mais chamativa que conseguir.

Todos por um:

Fale diretamente com o público. Você precisa falar com todos eles, como se falasse individualmente. Cada um deles precisa se sentir o mais acolhido possível. Use palavras como “você”, “nós” e sempre que possível, verbos na segunda pessoa.

CPA – Chamada para ação:

Você precisa provocar no seu público, a vontade de participar e responder então faça perguntas pertinentes. Interaja com a plateia. Chame as pessoas pelo nome, sempre que possível. Dê a elas um motivo para ficar sempre alerta. Seja pelo sentimento de “eu posso ser o próximo” quanto pelo “eu quero ser o próximo”.

Ensaie:

Essa não é uma dica, é uma regra. Ensaio é imprescindível para absolutamente qualquer pessoa. Escreva seu discurso e ensaio todos os dias. Comece ensaiando sozinho, de frente para o espelho, no banho. Depois, peça para que amigos e família ouçam seu discurso e deem uma opinião sincera.

Encontre sua voz:

A melhor forma de fazer um discurso memorável é encontrar a sua voz. Encontrar sua marca registrada e cada pessoa tem a sua, como parte da sua identidade. Você pode fazer discursos engraçados, discursos sérios, discursos com referências… O que te deixa mais a vontade?

Confie em você mesmo:

Para que as pessoas acreditem que o que você fala é relevante, você precisa ser a primeira pessoa a considerar isso. Esteja confiante naquilo que você fala e torne a sua postura admirável.

 

Siga essas dicas e esteja pronto para fazer os discursos mais memoráveis. Quer melhorar ainda mais sua oratória e sua postura? Acesse nosso Curso de Oratória e Como falar em público e se destaque.

Entre entre contato com o Psi/Coach Flávio Pereira pelo WhatsApp (41) 98525-1140

No processo de criar discursos que realmente marquem o público, a relevância e o engajamento são fundamentais. Este artigo apresenta orientações para cativar a atenção da plateia, incentivando a interação direta e a sensação de pertencimento. Entre as técnicas, destacam-se a importância do ensaio, o uso de uma voz autêntica e a confiança ao comunicar. Com essas estratégias, você pode transformar qualquer apresentação em uma experiência significativa e lembrada.

Compartilhe com um amigo!