O Curso Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) oferece uma formação com aulas e suporte AO VIVO contínuo para garantir seu sucesso como psicoterapeuta.
O Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental é uma profissão de prestígio no mundo inteiro!
A Terapia Cognitivo Comportamental foi criada por Aaron Beck que revolucionou o entendimento dos nossos conflitos emocionais e a busca de soluções.
Vídeo do Profº. Flávio Pereira. Assista a Aula Experimental!
Curso Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
Objetivos do Curso
Formação profissional LIVRE para atuar como Terapeuta Cognitivo Comportamental, respeitando os limites éticos e legais da profissão, e tratar de transtornos psíquicos e comportamentais. Portanto, com o seu consultório você poderá atuar como terapeuta independente ou em instituições.
Conteúdo Programático Completo Foco na Prática Clínica
Princípios da terapia cognitivo comportamental (TCC)
A relação entre o terapeuta e o cliente.
Competências do terapeuta cognitivo comportamental.
Identificar e tratar crenças disfuncionais nucleares.
Como tratar os pensamentos automáticos nocivos.
Métodos de terapia cognitivo comportamental.
Como conduzir sessões de terapia passo a passo.
Como fazer a entrevista inicial para definir o plano de ajuda.
Teorias e práticas de aconselhamento.
Recursos da Terapia Cognitivo comportamental.
Como superar problemas nas sessões.
Ética e etiqueta profissional do terapeuta cognitivo comportamental.
Estudos de casos clínicos.
BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS DO INSTITUTO FLÁVIO PEREIRA
Aulas 100% AO VIVO, online, ou presencial em Curitiba.
Formação em 10 aulas normais + aulas de suporte vitalício 100% AO VIVO, extras opcionais, gratuitas.
ESCOLA IFP: suporte extra permanente, durante e após concluir o curso, com ingresso livre do aluno.
SUPERVISÃO DE CASOS: suporte extra permanente durante e após concluir o curso, com ingresso livre do aluno.
Combo inédito: Curso Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) + outro curso de sua escolha.
Dois certificados.
Estamos há mais de 35 anos no mercado.
AULAS DIFERENCIADAS
Fáceis de aprender.
Dinâmica simples: apresentação oral do que o aluno estudou.
Superconcentradas, aproveita-se melhor o tempo. Enriquecidas com exercícios/leituras pós aula.
Personalizadas: além de capacitá-lo para sua formação profissional você fará durante o curso, a sua própria autoanálise.
Flexíveis: A agenda é escolhida por você que poderá começar as aulas quando quiser.
Motivacionais: o professor orienta o aluno a desenvolver o seu próprio método de psicoterapia, como fizeram Freud, Jung e tantos outros.
Além do mais, as aula são:
Qualificadas com livros-referência usados nas melhores escolas do mundo.
Facilitadas com resumos, vídeos e áudios.
Fundamentadas em estudo de casos de livros e nas experiências dos professores.
Durante o curso o aluno atenderá clientes, se desejar (opção), para aplicar os conhecimentos teóricos, com supervisão.
Certificadas com provas de conhecimento via apresentação oral dos resumos feitos em casa.
Com o melhor custo-benefício do mercado.
Garantia: devolução do dinheiro após 7 dias, caso desista.
Você pode optar por turmas pequenas (3 a 10 alunos). Fale conosco (41) 98525-1140
Centenas de pessoas realizaram cursos de formaçãono Instituto Flávio Pereira. Veja comentários de alunos:
A hora é agora para você ser livre!
Quem pode exercer a profissão de Terapeuta Cognitivo Comportamental? A TCC NÃO é privativa do psicólogo, médico psiquiatra ou de algum outro profissional. NÃO há formação oficial obrigatória em curso superior para terapeutas cognitivos comportamentais. Dessa forma, qualquer cidadão que tenha formação em CURSOS LIVRES poderá exercê-la.
A Terapeuta Cognitivo Comportamental NÃO é uma profissão regulada por Lei Federal, NÃO possui órgão oficial de filiação obrigatória como “Conselho de Terapia Cognitivo Comportamental”, “Ordem dos Terapeutas”, etc. Não é preciso ter “carteirinha”, fazer monografia, ter certificado reconhecido em instituições governamentais ou particulares. Em suma, você é livre!
Receberei certificado ao final do curso? Qual a validade dele? O Instituto Flávio Pereira é uma escola de cursos livres (*), amparada pela Legislação Federal, que proporciona às pessoas formação profissional e crescimento pessoal de qualidade comprovada. Portanto, concluído o curso você receberá o seu certificado referente à sua formação.
(*) Cursos Livres seguem as diretrizes do MEC, mas não são regulamentados por nenhum órgão governamental, e se inserem, na Constituição Federal, no princípio da liberdade de expressão, conforme CF 88, Art. 5º IX “é livre a expressão da atividade intelectual, científica, independentemente de censura ou licença.”
Concluído o curso você receberá o certificado referente à sua formação.
Você poderá colocar no seu site, cartão de visita e mídias sociais, que é psicoterapeuta.
Quais os requisitos para matricular-se no Curso? Para a Formação em Terapia Cognitiva Comportamental, você precisa ter apenas o ensino médio. Assim, referente à exigência de escolaridade na Educação Profissional a Lei Federal, n°9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no seu Art. 42, diz:
“As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade”.
Ademais, no portal no MEC, encontramos o seguinte texto:
“Conforme previsto no Art. 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a formação inicial e continuada ou qualificação profissional podem ser ofertados como cursos de livre oferta, com suas matrículas condicionadas à capacidade de aproveitamento da formação, e não necessariamente ao nível de escolaridade.
Tais cursos não possuem carga horária preestabelecida e podem apresentar características diversificadas em termos de preparação para o exercício profissional de algumas ocupações básicas do mundo do trabalho ou relacionadas ao exercício pessoal de atividades geradoras de trabalho e renda.”
Em que local poderei exercer a profissão?
Em seu próprio consultório particular, presencial ou online, ou em clínicas multidisciplinares de terceiros ou institutos que oferecem serviços de saúde ou de crescimento pessoal.
Quem é o professor do Curso?
Flávio Pereira, psicólogo CRP 08/05327, psicanalista e psicoterapeuta clínico atuante, palestrante profissional, consultor organizacional e escritor. Há mais de 35 anos atua no setor de desenvolvimento pessoal e aconselhamento. Em 2023 completou 30 anos de carreira como psicólogo clínico e organizacional.Leia mais sobre Flávio Pereira.
Patrícia Faccio, professora de psicanálise e diversas abordagens psicoterapêuticas, psicanalista e psicoterapeuta clínica atuante, terapeuta integrativa). Leia mais sobre Patrícia Faccio.
Flávio Pereira, Psicanalista e Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental.
Patrícia Faccio, Professora de psicanálise e diversas abordagens psicoterapêuticas.
Aaron Beck, Psicólogo e Criador da Terapia Cognitiv Comportamental
Curso Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
Quantos alunos são matriculados no curso?
Só o aluno e o professor. No caso de pequenos grupos (3 a 10 alunos).
Qual a carga horária apresentada no certificado?
O Curso Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) tem a carga horária levando-se em conta:
As leituras obrigatórias dos textos técnicos.
As leitura opcionais. Textos escolhidos pela motivação do próprio aluno.
Os trabalhos realizados em casa: resumos das leituras (enviados por foto no WhatsApp).
As apresentações orais em cada aula e as reflexões pertinentes.
As gravações opcionais em áudio ou vídeo.
O aluno grava o que estudou e envia para o professor.
A quantidade de atendimentos/leituras de casos clínicos.
Mais ainda:
Pesquisas relacionadas ao tema marketing e empreendedorismo.
Pesquisas relacionadas a outros temas ligados às Psicoterapias Integrativas.
Filmes assistidos pelo aluno relacionados às Psicoterapias Integrativas.
Participação vitalícia na ESCOLA IFP.
Participação vitalícia no Grupo de Supervisão.
Qual o tempo de duração do Curso ? 10 aulas ao vivo de até 50 min. Uma ou duas aulas por semana. A duração do curso dependerá da forma de pagamento e frequência de aulas que você optar, podendo variar de 2 a 10 meses.
Aprenderei o necessário em 10 aulas ao vivo? Sem dúvidas! São estudados só os conteúdos para a prática clínica, sem “encheção de linguiça”. Tem vídeos, estudos de caso, áudios e textos para ler em casa. Para tornar-se competente em Terapia Cognitivo Comportamental, a Academy of Cognitive Therapy, EUA, recomenda 40 hora/curso. No Instituto Flávio Pereira a carga horária é maior. Ao participar da ESCOLA IFP e da SUPERVISÃO CLÍNICA, o aluno terá formação continuada após a conclusão do curso. Portanto, no IFP valorizamos a qualidade e não a quantidade de informações.
Por que existem cursos com carga horária maior? Porque a metodologia é bem diferente. A nossa prioriza o atendimento clínico, o suporte para estudos de livros e supervisão de casos clínicos vitalícios ao vivo.
Destaque para alguns de nossos alunos brilhantes: professores, médicos, engenheiros, psicólogos, advogados, técnicos, donas de casa, aposentados. Você poderá fazer o curso mesmo com o ensino médio ou cursando uma faculdade.
Curso Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
Precisa fazer estágio supervisionado? NÃO! Só com as aulas do curso normal, mais as aulas da ESCOLA IFP, mais as aulas do Grupo de SUPERVISÃO, você será capaz de ajudar pessoas a diminuírem o sofrimento delas.
Preciso fazer terapia para clinicar?
NÃO! Freud o criador da Psicanalise não fez terapia com ninguém, pois não havia psicanalista naquela época. Mas, você pode fazer se desejar, e recomendamos.
Quando precisar atender casos difíceis o que eu devo fazer? Terei suporte?
Psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, fisioterapeutas, etc., encaminham o cliente para outros profissionais especializados. Porém, nada impede de você estudar o caso clínico e aprender a lidar com ele como fazia Beck. Com o tempo será um profissional completo. O professor (a) indicará os livros-base para você consultar. No Grupo de Supervisão do IFP poderá terá suporte para apresentar seus casos difíceis.
Ter uma faculdade não é importante? Não! SÉCULOS antes das faculdades existirem, pessoas exerciam suas profissões livremente como conselheiros, mentores, educadores, sacerdotes, os chamados de psicoterapeutas informais. Da mesma forma, hoje milhares de pessoas exercem a profissão livre e informal de Coach ou Mentores, sem terem faculdade. Enquanto algumas pessoas ficam presas nos formalismos, outras são autodeterminadas e seguem a vida com independência. Cada escola é livre para ensinar a sua própria metodologia, disciplinas, carga horária, criar seus diferenciais.
Posso fazer concursos públicos com o curso?
O curso livre informal do IFP, não equivale a um curso técnico ou superior, das escolas formais. Logo, não poderá fazer concursos públicos.
Qual o material didático?
Os professores do IFP recomendam os livros técnicos renomados para o aluno adquirir ou fornece os PDF’s do material didático. Veja a seguir alguns dos livros:
Psicoterapia Abordagens Atuais
Tem provas durante o curso? Não há provas escritas, o aluno apresenta oralmente em cada aula o que leu e resumiu dos textos de estudo.
Como terei a certeza de aprender o necessário para exercer a profissão? O Profº. Flávio Pereira e sua Equipe de Psicanalistas/Psicoterapeutas ensinarão tudo o que aprenderam, sem segredos, tanto na clínica como no empreendedorismo, para você ter o seu próprio negócio/consultório. Além do mais você terá supervisão vitalícia.
Os textos do curso para ler são complicados?As apresentações orais são difíceis? Não! Tudo será facilitado para você aprender facilmente.
Qual a garantia de aproveitamento?
O curso tem garantia de 100%. O método de ensino é exclusivo, desenvolvido por Flávio Pereira, há mais de 35 anos no setor de educação, foi aplicado em milhares de alunos. Os exercícios são fáceis de fazer e assimilar. O aproveitamento tem também o esforço do aluno em fazer as tarefas de casa.
Poderei fazer o curso à distância? Sim, usando o seu computador ou celular.
Use o WhatsApp (chamada de vídeo) ou Google Meet!
Quando poderá começar o Curso Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)?
Hoje mesmo! Você faz a própria agenda.
EXCLUSIVO!!!
No Curso de Terapia Cognitiva Comportamental, você receberá dois certificados: um de Terapia Cognitiva Comportamental e o outro que forma seu combo.
Turbine-se e faça a sua matrícula hoje. Você ganhará na promoção, antes da primeira aula, um super e-book, inédito, uma obra que não tem similar no mundo todo, de 92 páginas ilustradas, com exercícios, o e-book intitulado “Conselhos de 20 Psicanalistas Famosos para Você Ser Mais Feliz”, escrito por Flávio Pereira. Clique aqui e saiba mais.
Entre em contato para mais informações Whatsapp: (41) 98525-1140.
CURSO COM O MELHOR CUSTO – BENEFÍCIO
Dilua o investimento ao longo dos meses durante e após concluir as 10 aulas.
A formação é permanente, devido ao suporte extra da ESCOLA DO IFP e da SUPERVISÃO CLÍNICA.
O que representa carga horária bem maior que a oferecida pela concorrência.
EQUAÇÃO DO SUCESSO
Curso normal + aulas vitalícias semanais da ESCOLA IFP/ SUPERVISÃO CLÍNICA = CURSO MAIS COMPLETO E COM MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO DO MERCADO.
Temos centenas de avaliações espontâneas. Veja algumas delas.
SOBRE TODOS OS CURSOS, INSCRIÇÃO, VALORES, PAGAMENTO, AGENDA, DURAÇÃO DO CURSO Clique aqui e saiba mais!
Clique no botão do WhatsApp e assista a Aula Experimental AO VIVO!
Importante: o texto desta página já configura o contrato de prestação de serviço. A partir do momento que o aluno se inscreve, fica entendido que ele aceita as condições desse contrato.