Identificar esquemas disfuncionais
Esquemas disfuncionais (EDs) são crenças (valores) nucleares ocultos abaixo dos pensamentos automáticos. Os EDs nos fazem filtrar as informações, tomar decisões erradas e ter padrões de comportamentos desadaptativos. Os EDs nos mantém presos numa espécie de gaiola existencial. Assim passamos a vida toda aproveitando muito pouco do nosso potencial.
Os EDs são formados na infância pela influência familiar, dos traumas, das crises, dos estresses.
A genética também tem forte influencia nos EDs, pois temos que lidar com as limitações das doenças físicas e emocionais, desde o nascimento. O indivíduo tem diferentes tipos de EDs que formam o tipo de personalidade dele e seus respectivos transtornos mentais ou neuroses. Exemplos:
Tipo 1 do Eneagama, Perfeccionista, tem EDs como este: “tenho que estar no controle porque sei o que é certo”.
Tipo 9 do Eneagama, Dependente, tem EDs como este: “não consigo me virar sozinho, preciso dos outros”.
Entender como funciona os EDs é a tarefa mais importante no tratamento pela TCC para a depressão, os TA, os transtornos de personalidade e muitos outros problemas de saúde mental.
IDENTIFICANDO OS EDs.
Como descobrir os EDs?
Com questionamento socrático, simulações (role-play), geração de imagens e outros métodos de TCC. Um exemplo de ED: “não se pode acreditar nas pessoas”, tal ED irá incapacitar o indivíduo para relacionamentos saudáveis na vida, a ponto dele desenvolver depressão, transtornos de humor e de personalidade graves, isolamento social.
A TCC usa a técnica da seta descendente (TSD) para identificar EDs. Na TSD se usa perguntas que revelam níveis de EDs cada vez mais profundos.
Como usar a TSD?
Psicoeduque o cliente sobre o que é a TSD. Só use a TSD depois de consolidar com empatia a aliança terapeuta-cliente.
Gerar EDs cria sentimentos dolorosos.
Reflita se é a hora certa para usar a TSD e revelar os EDs.
Faça perguntas bem focadas nos tipos de sofrimento trazidos pelo cliente e vá aprofundando.
Gere uma hipótese de ED que pode estar oculta (subjacente) nos PADs.
Pense sobre o que fazer depois de descobrir os EDs.
Veja abaixo como funciona a TSD.
IDENTIFICANDO OS PADs (pensamentos automáticos disfuncionais)
1. Identifique os temas que se repetem na fala do cliente. Ex.: “ninguém me valoriza”; “as pessoas não me procuram”; “vivo sozinho”.
2. Encontre PADs nos registros feitos ao longo das sessões de TCC.
3. Peça para o cliente reconhecer nas suas anotações (no caderno de tarefas) se existe uma lógica oculta na repetição dos PADs e EDs.
Veja a seguir um exercício sobre PADs e EDs.
4. Fazer como tarefa de casa uma revisão da história pessoal do cliente procurando temas “quentes” que podem ter gerado EDs como traumas, crises, experiências desagradáveis, frustrações.
5. Faça perguntas para o cliente que possa revelar PADs e EDs. Perguntas sobre:
Pessoas importantes, interesses pessoais (trabalho, passatempos, religiosidade), formação e influencia social, formação cultural (tradições), educação formal e informal, leituras, estudos de interesse pessoal, experiências marcantes.
6. Use inventários de Esquema (saudáveis x disfuncionais). São úteis para quando o cliente trava e tem dificuldade de reconhecer suas crenças nucleares. Veja abaixo um modelo de inventário.
7. Mantenha registros pessoais sobre os PADS e os EDs para não ocorrer esquecimentos e se perder conteúdos feitos ao longo das sessões de TCC.
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