PLANO DE AÇÃO COMPORTAMENTAL (PAC).
PLANO DE AÇÃO COMPORTAMENTAL (PAC).
PROGRAMAÇÃO/ AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES
Cuidar com o PAC para casos clínicos graves, pois o cliente poderá desistir da TCC.
Conversar com o cliente e chegar numa dosagem de atividades viáveis.
Defina tarefas e depois converse com o cliente para decidirem juntos o que fazer.
Prepare o cliente para um PAC gradativo fazer perguntas para ele, avaliando se ele está motivado para mudar. Facilite o PAC, escreva as tarefas, identifique barreiras.
Peça para o cliente avaliar o grau de prazer e o grau de domínio de cada atividade.
Ele poderá sinalizar com ZERO até DEZ. Isso permitirá que o cliente dê pequenos passos até atingir níveis de ações mais elevados. Pessoas que sofrem de depressão poderão ter dificuldades com tarefas simples como até preparar o café da manhã.
Psicoeducar o cliente sobre a importância de realizar tarefas para ele criar hábitos que melhorem o seu humor, a energia, a motivação e como solucionar problemas pessoais com independência.
MONITORAMENTO DE ATIVIDADES.
Faça perguntas ao cliente:
Que atividades dão mais prazer (de 0 a 10)?
Que atividades você mais domina (de 0 a 10)?
Que momentos do dia elas são mais fáceis de fazer?
As tarefas poderão ser potencializadas com a ajuda de alguém?
Quais tarefas foram interrompidas ou reduzidas?
O cliente está ignorando alguma atividade?
AUMENTANDO O PRAZER E O DOMÍNIO
Peça ao cliente fazer uma lista de atividades prazerosas e outra de atividades que ele domina.
Escolher com ele quais serão incorporadas na sua rotina de vida.
As atividades são para o cliente aumentar a sua motivação.
Verificar se o cliente enxerga o sucesso da programação de atividades praticando-as.
Verificar se existem barreiras que poderão travar a programação.
Trabalhar de modo a vencer as barreiras colocadas pelo cliente. Fazer revisões do plano.
Ver o vídeo 14, sobre a dificuldade em preencher a programação de atividades.
Crie um formulário para comparar as vantagens e desvantagens sobre tarefas.
GUIA DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Para concluir tarefas
1. Explique ao cliente o valor de cada tarefa. Cite exemplos de filmes, séries de televisão, experiências pessoais, sobre como o cliente pode se beneficiar com aquela tarefa.
2. Verifique se a tarefa é importante e viável para o cliente.
3. Evite sobrecarregar o cliente com tarefas.
4. Explique para ele o passo a passo para realizar a tarefa.
5. Verifique se o cliente não tem ou desenvolveu pensamentos negativos sobre as tarefas.
6. Escolher tarefas mais confortáveis especialmente para clientes com transtornos graves.
7. Explique ao cliente que a TCC não busca a perfeição, mas avanços graduais para diminuir o sofrimento dele, melhorar o humor.
PLANEJAMENTO GRADUAL DE TAREFAS (PGT).
O PGT é usado para a realização de tarefas grandes ou complexas poderem ser realizadas mais facilmente. Serve para o cliente ter uma visão favorável das atividades. Pessoas com transtornos mentais graves tem visão de túnel, travam as suas potencialidades.
No PGT é feito uma lista das partes de uma tarefa grande, depois se coloca as partes em ordem lógica e gradual.
Cada parte realizada com sucesso deve ser elogiada pelo psicoterapeuta, para motivar o cliente.
ENSAIO COMPORTAMENTAL
Antes do cliente realizar a tarefa em casa ele deve fazer um ensaio na sessão de TCC, sob a supervisão do psicoterapeuta, desse modo ele poderá:
1. Avaliar a capacidade do cliente.
2. Avaliar a motivação.
3. Dar feedback.
4. Conversar sobre os obstáculos.
5. Ajudar o cliente a realizar a tarefa.
6. Treinar o cliente a ser bem sucedido.
Os ensaios comportamentais têm várias aplicações na TCC. Veja estes exemplos:
1. Enfrentamento de situações para superar medos.
2. Reduzir a ansiedade com praticas de respiração profunda.
3. Uso de imagens mentais para antever sucessos ou perigos.
4. Simular práticas de solução de problemas.
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