Psicanálise Fácil e Prática – Artigo 2

Psicanálise Fácil e Prática – Artigo 2

psicanálise

ego

Os mecanismos de defesa do Ego

O id com os seus impulsos e o superego com o seu excesso de moralidade e proibições,  sempre geram conflitos em nossas vidas. As demandas da realidade externa, pressionam e exigem gratificações que muitas vezes não são atendidas. Geralmente sempre utilizamos mecanismos inconscientes de defesa para nos defender contra a ansiedade causada pelos conflitos da vida.

Podem haver nesses mecanismos de defesas distorções da realidade, o ego para proteger nossa sanidade mental, sempre irá criar estratégias para “falsificar” soluções. Tanto pessoas saudáveis como neuróticas usam os mecanismos de defesa.

Dentre os mecanismos de defesa existem a  repressão (afasta da realidade), negação (exclui a realidade), anulação (neutraliza a realidade), evitação (fugir), racionalização (redefinir de modo astuto), projeção (transferir a realidade e culpar o outro), deslocamento (redirecionar a realidade), fixação (estacionar a realidade), introjeção (incorpora a realidade), formação reativa (fazer o contraio da realidade aparente), regressão (fugir da realidade presente para o passado), sublimação (desviar a realidade impropria para outra aceitável), etc.

Todos esses mecanismos de defesas servem como “fuga”,  também usamos mecanismos de defesa conscientes como mentir, omitir, contara historias, falsificar para tentar escapar da responsabilidade de resolver nossos conflitos.

Psicanálise: Soluções para “frear” os mecanismos de defesa.

Qual seria a solução para uma vida sadia e feliz? Fazer Psicanalise! Para ter uma vida sem neuroses a psicoterapia te ajuda a trazer para o consciente os conteúdos inconscientes reprimidos que será interpretado, processado e ressignificado pelo analista onde o analisando (paciente) terá seus insights curativos.

Mas o que é Insight?  Insight é a compreensão e sentimento de que o conteúdo reprimido está causando um determinado conflito, esse insight pode ser intelectual que é através do pensamento e também pode ser  o insight emocional que pode ser sentido causando até mesmo vontade de chorar, retirando assim carga de estresse causada pela tensão psíquica acumulada, desde quando os conteúdos foram reprimidos.

Portanto a psicanálise é muito importante e tem como principal objetivo fortalecer o ego, fazê-lo mais independente do ID sem limites, do controle exagerado no superego e as exigências da realidade externa. Desse modo o ego passa a ter mais posse do ID e superego, e assim você passa ter mais controle da vida!

Quer saber mais sobre a Psicanálise e entender mais do funcionamento da mente?

Você pode iniciar fazendo um curso de formação em Psicanálise

Você também pode consultar com o Psicanalista e psicólogo Flávio Pereira.

Compartilhe com um amigo!
Posso te ajudar?