Psicoterapia de Insight (TI) na Psicanalise
Psicoterapia de Insight (TI) na Psicanalise
A TI implica em autoconhecimento profundo dos conflitos psíquicos inconsciente e alguma forma de alteração da personalidade. Implica em trazer para o consciente os conflitos inconscientes, na tentativa de melhor resolvê-los.
O alívio imediato dos sintomas é secundário, presumindo-se que ao tornar consciente os conflitos inconscientes, os sintomas desaparecerão ou diminuirão. Na TI prevalece o domínio adulto do princípio da realidade contra o princípio infantil do prazer.
Na TI tornar conscientes os conflitos inconscientes cria novas formas de adaptação e mecanismos de defesa mais saudáveis e eficaze
A aliança terapêutica é fundamental para que a TA e TI funcionem bem. Na TI o analista atua como observador-participante, usando pouco as intervenções ativas.
Na TI o analista ajuda o analisando a renunciar às defesas psicológicas, interpretando-as, confrontando-as, para os conflitos do inconsciente emergirem para o consciente. No início a ansiedade aumenta, depois com o controle consciente, diminui o estresse.
Na TI diminui-se as defesas para aumentar a ansiedade suportável, de modo temporário, para que o analisando possa controlar os conflitos. Favorece-se a lembrança dos conflitos reprimidos na infância.
Na TI as intervenções do analista visam trazer os conflitos inconscientes ao consciente, recriando-os, pois o analisando está em melhor condição para lidar com eles, do que quando os conflitos foram originados. O analisando terá mais tolerância para a frustração e a ansiedade. O analisando tem mais idade, mais experiência, mais inteligência para assumir as responsabilidades e formas de ajustamento emocional. Na aliança com o analista o analisando encontra mais segurança para lidar com os conflitos.
O objetivo principal do analista é aumentar a independência do analisando, mantendo a neutralidade de um observador-participante, encorajando o analisando a procurar as próprias soluções.
Na TI o analista não deve encorajar a identificação dele com o analisando, ainda que a identificação possa ocorrer. Nesse caso o analista explica ao analisando que ele está tentando escapar da sua própria independência e responsabilidade.
Na TI o analisando não recompensa ativamente mudanças de comportamento, porque é o próprio analisando que deve tomar as suas decisões.
Na TI ajuda-se o analisando a tomar consciência dos seus impulsos e dos mecanismos de defesa contra tais impulsos, com relativa falta de gratificação.
Essa tática aumentará a consciência sobre a ansiedade, a frustração do analisando e a intensidade dos impulsos, o que obriga o analisando a procurar fora da sessão terapêutica uma maior orientação voltada para a realidade.
A TI favorece a relativa frustração para que a relação transferencial ocorra e assim se consiga a solução do conflito.
Na TI o analista encoraja o analisando a estabelecer o seu próprio código moral, consolidado no pensamento racional, com respostas menos automáticas a uma figura autoritária do passado, como os pais. O analista não faz julgamentos morais.
Quer o conteúdo completo com exemplos e exercicios sobre a terapia de apoio e terapia do insight?
Dê o Próximo Passo em Sua Jornada de Conhecimento: Inscreva-se em Nosso Curso de Psicanálise
Se você está pronto para mergulhar profundamente no estudo da mente humana e desbloquear todo o potencial da psicanálise, não procure mais. Nosso curso de psicanálise oferece uma oportunidade única de aprender com especialistas experientes, explorar conceitos fundamentais e desenvolver habilidades práticas para aplicar em sua vida pessoal e profissional. Inscreva-se hoje e dê o próximo passo em sua jornada de conhecimento e crescimento pessoal.
Conheça nossos cursos de formação. Tenha uma nova profissão!
Você pode iniciar fazendo um curso de formação em psicanalise. CLIQUE AQUI!
Você também pode consultar com o Psicanalista e psicólogo Flávio Pereira.
- Psicanálise
- Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental
- Psicoterapeuta Clínico
- Psicoterapia Holística
- Hipnose Terapêutica Clínica
- Psicoterapia da Regressão e Vidas Passadas
- Astrologia Psicoterapêutica Clínica
- Psicoterapia e Psicanálise Ayurveda
- Psicoterapia Junguiana
- Psicoterapia dos Transtornos Espirituais
- Psicoterapia de Abordagem Cristã
- Sexólogo Psicoterapeuta Clínico
- Grafologia Psicoterapêutica Clínica
- Psicoterapeuta do Eneagrama da Personalidade
- Psicoterapeuta e Instrutor de Meditação/MindFulness
- Psicoterapeuta e Treinador da Memória
- Coach Clínico Profissional de Excelência
- Coach de Profissões e Carreiras (Orientador Vocacional)
- Coach com PNL – Programação Neurolinguística