Verificação de Sintomas na Terapia Cognitivo Comportamental

Verificação de Sintomas na Terapia Cognitivo Comportamental

Verificação de Sintomas na Terapia Cognitivo Comportamental

Verificação de Sintomas na Terapia Cognitivo Comportamental

Sintomas na Terapia Cognitivo Comportamental

Um método simples e rápido para verificação dos sintomas é pedir parar o cliente que classifique seu grau de ansiedade, depressão, fobia, ou outros estados de humor numa escala de 0 a 10 pontos, onde 10 equivale ao grau mais alto do sofrimento e 0 a nenhum sofrimento.

Verificar a intensidade dos sintomas auxilia na observação do progresso do tratamento.

Além da verificação de sintomas pode-se fazer perguntas mais amplas, gerais, para se obter um quadro exato de como o cliente está vivendo no contexto geral e se informar sobre outros pontos importantes da vida do cliente, que poderão atrapalhar o tratamento. Por exemplo: o cliente está passando por situações difíceis na vida, como divórcio, desemprego, doenças físicas.

Ponte entre as sessões.

É útil fazer algumas perguntas no início de cada sessão que ajudarão o cliente a revisar temas da sessão anterior. Faça a ponte entre as sessões também antes do horário marcado para revisar suas anotações agindo como um psicoterapeuta organizado e pedir ao cliente que reveja o seu caderno de anotações em busca de itens a serem reavaliados na agenda do dia.
Faça isso para ter a certeza de que temas importantes das sessões anteriores não sejam esquecidos.

Feedback

Na TCC o psicoterapeuta se esforça para dar e receber feedback e assim manter a sessão organizada com o foco programado, construir a relação psicoterapêutica, incentivar o cliente e corrigir distorções na comunicação.

Feedback= comunicação feita entre duas ou mais pessoas, na qual uma delas é avaliada pelos demais com relação às suas ações, comportamentos, tarefas, entre outros. Em outras palavras, significa dar um retorno às pessoas para orientá-las sobre sua performance e como pode melhorá-la.

Faça pausas em alguns pontos de cada sessão para pedir feedback.

Faça perguntas ao cliente. Exemplos:

“Acha que a sessão está indo bem até agora?”
“Quais suas sugestões para mudanças na TCC?”
“O que você mais gosta na TCC?”
“Quais pontos positivos você vai levar da sessão hoje?”
“Poderia resumir os principais pontos tratados hoje?”
“Vamos fazer uma pequena pausa uma para ver se
estamos trabalhando nas questões certas, o que acha?”

Perguntas como essas ajudam a descobrir muitas coisas interessantes para o progresso da psicoterapia e a completar o quebra-cabeça que é a psicoterapia.

O psicoterapeuta também dá ao cliente feedback construtivo. O feedback pode ser apenas um ou dois comentários, no contexto da sessão. Exemplo:

“Avançamos bem hoje, mas aproveitaremos melhor a sessão se adiarmos a questão sobre o seu emprego até a próxima semana e nos concentrarmos no problema com a sua esposa”.

O feedback é mais eficaz quando é seguido por um pedido de feedback por parte do cliente: “O que você acha disso?”.

Pode haver uma linha tênue entre dar feedback positivo e fazer sugestões que possam ser percebidas como extremamente positivas ou críticas.

Veja no proximo post as dicas para um feedback eficaz.

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  1. Veja os cursos:
    1. Psicanálise
    2. Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental
    3. Psicoterapeuta Clínico
    4. Psicoterapia Junguiana
    5. Psicoterapia Positiva
    6. Logoterapia
    7. Psicoterapia de Abordagem Cristã
    8. Hipnose Terapêutica Clínica
    9. Psicoterapeuta do Eneagrama da Personalidade
    10. Sexólogo Psicoterapeuta Clínico
    11. Psicoterapia Holística
    12. Psicoterapia e Psicanálise Ayurveda
    13. Psicoterapia dos Transtornos Espirituais
    14. Grafologia Psicoterapêutica Clínica
    15. Astrologia Psicoterapêutica Clínica
    16. Psicoterapia da Regressão e Vidas Passadas
    17. Coach Clínico Profissional de Excelência
    18. Coach de Profissões e Carreiras (Orientador Vocacional)
    19. Coach com PNL – Programação Neurolinguística
    20. Psicoterapeuta e Instrutor de Meditação/MindFulness
    21. Psicoterapeuta e Treinador da Memória

 

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